Sem categoria

Na imagem

Na imagem, a pintura Scuola di Atene(Escola de Atenas), do italiano Rafael Sanzio, pintada entre 1509 e 1510.
Uma obra grandiosa, não só em tamanho – ela tem 5 metros por 7 metros -, mas também pela imensidão de significados. Quase todas as pessoas que aparecem na pintura são personagens reais da história. Mas gostaria de falar da parte mais interessante da obra.
No centro da Obra se vê Platão e Aristóteles num aparente debate. Platão aponta para cima, enquanto Aristóteles pa
ra baixo.

Platão era um idealista, um metafisico, seus escritos se preocupavam com o abstrato – No seu livro” A Republica” Sócrates não queria construir um governo perfeito, ele queria encontrar o significado da justiça; construir a republica perfeita era apenas um método para encontrar o significado de justiça. Sua preocupação era com conceitos abstratos, normalmente impraticáveis e irrealistas.

Aristóteles era um realista, ele se preocupava com a realidade concreta de seu mundo – No livro “A política” ele analisa as formas de governo que existiam em sua época e mostra os melhores mecanismos para que esses governos se mantivessem estáveis e harmônicos; em seu livro Ética a Nicômaco, Aristóteles faz um guia para o cidadão ideal, que deve se guiar pelo princípio do “meio termo”, moderação e auto controle. Na pintura, Aristóteles aparece segurando o livro Ética a Nicômaco.

Talvez a verdade seja dialética, talvez não devamos ser idealistas a ponto de esquecer o mundo real, mas também não devamos ser realistas a ponto de desistir de tentar encontrar maneiras abstratas de aperfeiçoa-lo. Afinal, grandes partes das ótimas ideias que hoje são realidade começaram como utopias. Devemos ser como Platão, mas também devemos ser como Aristóteles.

Essa obra se encontra no Palácio Apostólico do Vaticano.

Texto de autoria de Rafael Galera, publicado, originalmente, sob o pseudônimo Otto Weber.

Ver mais

Artigos parecidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close